SMTUC – A greve dos 7 dias

Na próxima semana não circularão autocarros em Coimbra. Uma greve de 7 dias paralisará os transportes públicos e as consequência podem ser nefastas para muitos comerciantes da Baixa – e não só. No entanto os trabalhadores dos SMTUC estão no seu direito, e bem, de reclamar melhores condições de trabalho.

This entry was posted by Paulo Abrantes.

29 thoughts on “SMTUC – A greve dos 7 dias

  1. Estacionamento gratuito na baixa durante a greve já está, vamos continuar a luta para desconto de uma semana no passe, já no mês de janeiro .
    Comissão utentes dos SMTUC

      • Se foi para mim está enganado, quando ando pago, senão pago alguem paga no meu lugar, mas á borla acredite que não ando, mesmo tendo direito a transporte publicos gratuitos não estou a usufruir desse direito meu.Já o sr Rui Mendes….ficamos por aqui.

  2. é para fazerem greves que nos os cidadaos de coimbra andamos a pagar??
    não metam pessoas ao barulho por causa da vossa ggueerra com o estado…todas as pessoas teem vida que na qual vão ser estragadas por caus disto

    • Tambem eu vou ter de andar a pé, e inclusivamente na hora de serviço a trabalhar para o Estado.Não me queixo, luto pelos meus direitos e não ajudo a construir edificios cor de rosa.

    • Pois é toda a gente fala mas ninguem diz nada.
      Ao comentario anterior respondo:
      Adorava que lhe tirassem 150 euros por mes do seu ordenado e depois queria ver de que lado voçe estava.
      Trabalhe mais para o seu patrão encher os bolsos e lhe roubar ordenado.
      Abre a pestana

  3. Pingback: links for 2009-12-13 « lugar do conhecimento

  4. Pois eu acho muito bem que se faça greve, mas de vez em quando… Nunca vi tanta greve seguida como agora. E eu preciso de ir de autocarro para as aulas. Nós devíamos era apoiar os motoristas para que esta situação seja resolvida. Realmente pagar o passe para depois não haver quase autocarros nenhuns é muito mau, e se calhar protestar contra isso também ajuda os funcionários. O que é estranho é que praticamente não se fala disto nas noticias, é um acontecimento que prejudica mesmo muita gente.
    As greves são feitas para chamar a atenção de todos, a intenção dos grevistas não é prejudicar os outros mas sim mobilizar mais pessoas e fazerem-se ouvir.

  5. Muito bem Lipa, concordo contigo.
    Sou utente dos SMTUC,presidente da Comissão Utentes dos SMTUC, e membro da Assembleia Freguesia como independente do Bloco Esquerda.E necessario dar voz à nossa voz, todas juntas temos mais força.

  6. É estranho uma posição tão radical e sem ouvir as partes… é razão para dizer que está a tomar partido?

    Já agora, existindo outra comissão de utentes, cujo presidente é de santa apolónia, gostava de saber qual a vossa relação?

  7. Esse presidente da comissão de utentes faz-nos rir !!
    Entra no autocarro e tem a mania que é grande e que manda etctec….nenhum motorista o grama e ainda se riem dele….

    Pobre coitado

    • Puro engano seu, nem ando de transportes publicos, simplesmente estou ao lado de quem anda e de quem trabalha.Só pode estar a fazer confusão com a outra comissão de utentes que o persidente mora em Santa Apolonia

      • Coitado do PRESIDENTE da comissão de utentes dos SMTUC diz que “nem ando de transportes publico”. Presidente da treta afinal de contas, interessa é a politiquice…

  8. Mais uma vez lhe reafirmo que não existe relação alguma. Radical não sei em que, so defendo os interesses dos Utentes e estamos solidarios com os motoristas, como já estive com medicos , professores etc.

    • Só coloquei essa questão pelo facto das duas comissões terem o mesmo nome o que, à partida não será permitido, a não ser que não estejam legalizadas.

      Quanto à tomada de posição, respeito mas não concordo. Não pelo facto de apoiar os motoristas, mas sim pelos principios que devem reger uma associação deste tipo, como por exemplo defender o serviço público de qualidade, intervir em questões concretas sobre as carreiras, etc.
      Será que posso aceder aos estatutos da comissão? Admitem sócios?

      • Uma c uma comissão nao e uma associação. çogo não precisa de estar legalizada nem ter estatutos para sua informação, da mesma forma que um movimento de cidadãos não necessita de estar registada.

  9. O direito da greve dos 7 dias dos SMTUC, não tenho dúvida nenhuma que é legitimo, mas o bom senso nunca esteve presente nas acções por parte de quem luta por melhores condições. Sou utente regular dos transportes públicos, pago 35€ todos os meses,e sem reclamar dos péssimos serviços que me prestam, mantenho o bom senso de respeitar quem de facto conduz com responsabilidade. Contudo, neste momento percorro vários quilómetros a pé, mas o pior não descer, é sempre o subir no regresso a casa. E as pessoas com dificuldade motora e os idosos,como é ficam. Nunca vi tanta greve, que acaba sempre por prejudicar os mesmos. Aqui fica a minha opinião e indignação.

  10. Que maravilha de país,agora grevo eu, depois grevas tu, depois greva quem não encontra mais nada para fazer.Sim, a greve é um direito para se usar mas não para se abusar.Eu vou confessar que neste momento dava-me jeito grevar 7 ou mais dias para descansar um pouco, mas não posso dar-me a esse luxo porque o meu ordenado não o permite. Esta greve vai servir apenas para atingir os mesmos de sempre, o trabalhador(a) que precisa de transporte publico para ir para o seu ganha pão e não pode dar-se ao luxo de também tirar umas mini férias,os muitos idosos que todos os meses são obrigados a deixar parte da sua reforma na farmácia e como só isso não chegasse vão ser obrigados a despender mais uns euros no táxi se não querem faltar aquela consulta que esperam à meses e muitas outras situações que poderia referir aqui.
    Deixo aqui um desafio, experimentem viver durante um mês com o ordenado minimo nacional como acontece com milhares de portugueses e quero ver se a vossa vontade de fazer greve é a mesma.
    Não sou utilizador de transportes publicos,mas estou solidário com todos aqueles que diáriamente precisam deles para governar a sua vida.
    Já agora porque não revelar para a opinião publica a tabela salarial dos motoristas dos smtuc e dos sindicalistas envolvidos, quem sabe talvez venha a mudar de ideias ou não, eu não tenho problemas em revelar o meu salário se alguém estiver interessado em saber.
    Um FELIZ NATAL para todos.

    • Sr João Fernandes quer saber mesmo ‘?’

      Um motorista dos SMTUC no escalão mais baixo que é quase a maioria cerca de 70 % dos motoristas ganha 739 euros…..

      Pergunte quanto ganha um motorista da Carris e STCP…1200 euros por mês !!

      Agora digo-lhe eu :
      – sabe qual a é a responsabilidade de transportar milhares de passageiros por dia ?

      -se tiver um acidente nestes autocarros lindos por fora mas miseráveis de mecânica com feridos ou mortos somos nós que vamos para a gaiola…

      -Sabe qual é a pressão interna que alguns motoristas tem de aguentar movida por alguns colegas levando alguns a por baixa por motivos psicológicos e a tomar medicação dura ?

      -Sabe o que é chegarem ao local de trabalho e encarregados fazerem pouco dos motoristas e tratando-os abaixo de cão ?

      -Sabe o que é alguns motoristas chegarem ás 05h40 da manha ao local de trabalho e os colegas nem lhes dizerem bom dia…partindo logo para agressão verbal?

      -Sabe o que chegar a uma sala e ver o seu nome por lá escrito e difamado assim como a sua família ?

      Pois é, este foi um assunto que se deixou descambar ao longo dos anos nesta casa e agora não tem solução.

      Agora digo-lhe ainda mais; sabe que 50% dos utentes dos SMTUC andam quase de borla todos os meses ??

      ÁS vezes vale mais estarmos calados..

    • Não sou motorista dos SMTUC, mas posso garantir que os motoristas ganham bem menos que os motoristas particulares que estão ao serviço do srª Presidente Carlos Encarnação e da Administração dos SMTUC, e mais pelo menos os dos SMTUC trabalham em péssimas condições e os motoristas particulares passam o dia sentados nas viaturas de luxo , pagas com o nosso dinheiro, mesmo em frente à PSP.

  11. Pingback: Comentários sobre a greve dos SMTUC « Denúncia Coimbrã

      • Concordo consigo, Carlos Encarnação numa das reuniões antes das eleições prometeu e voltou a prometer, dia a seguir às eleições voltou a ter um apagão.Isto sim e provocação gratuita, que ate o levou a veder o acesso aos jornalistas na CMC.Porque será? Não e do guaraná de certeza como diaria Jardel

  12. Caros amigos,
    Que isto é uma palhaçada tanta greve é!Mas vocês não sabem que em Coimbra não é suposto vozes serem ouvidas tem sim de ser é apagadas aqui não se pode reclamar apenas calar e consentir são os direitos que vós tendes se não gostais não metesseis lá o Dr Encarnação para quem gerir Coimbra é fácil!

Deixe um comentário