Comentário elevado a post

Não é a primeira vez que leio ácidas críticas à tvAAC na blogosfera, nem é a primeira vez que o «Denúncia Coimbrã» se debruça sobre a problemática desta secção que parece trabalhar para conseguir o desprezo de toda a comunidade estudantil.

Antes de escrever uma palavra mais que seja, a honestidade leva-me a revelar que falo aqui enquanto antigo aluno da UC e antigo Director de Informação desta secção (cargo que mantive durante cerca de dois anos, logo aquando da sua formação como pró-secção), com um profundo conhecimento do funcionamento interno da tvAAC e dos métodos autocráticos da sua direcção.

Tenho noção que toda e qualquer coisa que eu possa escrever neste comentário será a partir deste momento suspeito. Todavia, e provavelmente para grande pena dos meus detractores da direcção da tvAAC, não vou embrenhar-me aqui no medíocre exercício da sátira fácil e da crítica lançada à toa.

O que me preocupa mais é perceber que esta secção, com tão grande necessidade de colaboradores, acabe sempre por desencorajar os membros mais criativos e empenhados em prol dos sócios que forem mais fáceis de arregimentar e manipular.

Ao longo dos meses em que trabalhei na tvAAC, vi o quanto o esforço e a dedicação ao projecto de uma televisão para a AAC era inútil face ao egocentrismo e mesquinhez de alguns dos seus sócios mais antigos, mais preocupados em perpetuar a sua presença nos quadros da direcção do que em deixar colaboradores exprimir as suas ideias.

E no entanto, porque não? Porque não seria possível fazermos uma televisão académica com qualidade e que funcionasse como escola para todos os que estão interessados no pequeno ecrã? Que outra secção que não uma televisão poderia ter a capacidade de reunir um leque tão variado de ramos profissionais?

Jornalistas, operadores de imagem, engenheiros de todo o tipo, actores, guionistas, realizadores, editores, produtores, administradores, publicistas, economistas, consultores em todas as áreas de saber, e tudo o que a imaginação dos estudantes pudesse magicar para a tvAAC transformar em imagens. Tudo isto é possível.

Foi baseado neste preceito que me embrenhei na aventura da tvAAC, frequentemente em detrimento das minhas aulas e de qualquer outra actividade extracurricular. Todavia, com as barreiras encontradas no seio da própria secção, o entusiasmo inicial foi-se transformado em cansaço e, posteriormente, em frustração.

Evolução que presenciei em muitos outros sócios que foram passando pela tvAAC e que abalaram para nunca mais voltar. Pois, para quê permanecer se o rumo da secção não pertence aos sócios, mas a uma punhado de irredutíveis que resistem, ano após ano, remessa de frescos estudantes após remessa, orgulhosos demais para ceder terreno em prol de uma secção que tem todos os trunfos em mãos para levantar voo?

Enquanto não conseguir fidelizar os seus sócios, enquanto não estiver, de facto, interessada em transmitir o saber e em aproveitar a criatividade dos seus sócios, e enquanto não abdicar, enfim, do seu funcionamento medieval, a tvAAC irá permanecer no marasmo em que está.

Esta situação é não somente injusta para a DG, que apostou nesta secção ao longo dos anos, como extremamente ingrata para os estudantes que se investem num projecto imobilizado no ancoradouro da mediocridade.

O problema da tvAAC não é a falta de sócios trabalhadores e imaginativos; o problema não é a falta de apoios; o problema é possuir uma direcção cujos membros são escolhidos por direito de sucessão. O problema já é congénito…

(Sim, eu sei: disse que não ia cair na sátira fácil. Mas… sou apenas humano…)
Raphaël S. Jerónimo

This entry was posted by Paulo Abrantes.

16 thoughts on “Comentário elevado a post

  1. Eu também estive na TVAAC durante uns tempos e até participei nalgumas actividades. Já nessa altura o Rafael parecia um dos únicos que sabia o que andava a fazer e um dos poucos que queria ouvir o que os outros tinham a dizer. Infelizemente, o que ele diz é verdade,pois eu também deixei de aparecer na sala da secção e nas reuniões gerais. Estava farta de ver que nada avançava e que continuava tudo na mesma e estava farta de aturar a arrogância de certos elementos da direcção. Só acho pena que pessoas como ele desistam (ou sejam empurrados para fora?) antes de conseguirem fazer algo de duradoiro. O que faz falta é pessoas como assim ficarem eos «outros» incompetentes abalarem! Temos é de nos unir para fazer uma lista e salvar a TV. Mas…Eleicões correctas ali não é fácil, não. O associativismo também tem destas coisas…..

  2. Ora aí está um ponto interessante: “injusto para a DG”. Mas será que a DG não deveria ter previsto o que ia acontecer com a secção nos moldes em que está? Injusto é para com todos os estudantes! Justo, era a DG tomar medidas para fazer com que a tvAAC mostrasse merdas de qualidade (sim, porque, desculpem: filmar tipos bêbados a cantar frente às câmaras não é o que chamo televisão de qualidade). Até que ponto não é da responsabilidade de DG certificar-se que os seus investimentos são correctamente aproveitados? Até que ponto a questão do circuito interno desaproveitado não merece ser levado a debate público? Com excepção do Denuncia Coimbrã, que parece ter uma contenda pessoal com a tvAAC (ou será apenas com certas pessoas?), parece que é tabu criticar a questão. Até que pnto o Raphael não vai sofrer retaliações por quebrar o silêncio? É a primeira vez que ouço alguém da tvAAC (ainda por cima da direcção), com a audácia de ir contra a “versão oficial dos factos” que a secção tenta transmitir para fora. Eu também achava muito estranho não existir divergências no interior da secção. Até parece que ninguém pensa por si próprio lá dentro e que todos têm medo de falar! Parece-me que o maior problema dos directores da tvAAC é a sua falta de humildade. Será que nem têm a sanidade mental para fazer uma auto-avaliação? Queixam-se que têm falta de colaboradores e materiais. Mas na Covilhã, que tem menos alunos e um associativismo embrionário, fazem a TUBI, que tem muito mais qualidade! Aqui a mão-de-obra é mal aproveitada e, como se disse acima, desmoralizada. Fica uma dúvida: na tvAAC, as pessoas são eleitas para cargos vitalícios?!?! Lol

  3. Gonçalo,
    O blog Denuncia Coimbrã não tem nenhuma contenda com a TV AAC ou outra Secção da Casa, tem apenas com os comportamentos autoritários de quem dirige os destinos desta Secção. A TV AAC deveria servir de instrumento útil para a Academia e não o está a ser. Já o dizemos há muito e isso e valeu-nos uma queixa por parte da Direcção da TV AAC. Será que o Raphael e outros que mais também vão prestar declarações ao DIAP?

  4. Ora bem, eu só tenho uma questão. Vêm para aqui falar de “membros da direcção da tvaac”.. identifiquem-nos. Ou será que têm medo de dizer os nomes RICARDO MATOS e ANA MESQUITA? Ou n é a esses q se tão a referir?? Esclareçam a malta (da academia, n a do DIAP) 😛

  5. Ricardo Matos e Ana Mesquita…

    Isso funciona um pouco como o Diabo: toda a gente sabe quem ele é, mas as pessoas não gostam de lhe proferir o nome…

    Vá lá que pelo menos na NET eles ainda não conseguem calar o pessoal (isso bem queriam eles…). Viva a Democracia! Que eles não sabem o que isso é…

  6. E agora chegou uma nova direcção à AAC!

    1. Vira o disco e toca o mesmo?

    2. Ou começam a exigir do Matos e da Ana que apresentem resultados? (Já que eles não se coibem de criticar tudo e todos nos c. culturais, seria apenas justiç que os outros lhe dessem o mesmo tratamento. Afinal, já não são a secçãozinha coitadita que acaba de começar).

    Juridicamente, qual é o nome que se dá quando o Estado retira aos pais a guarda do filhote por estes serem incapazes de o criar decentemente?

    Historicamente, qual é o nome que se dá quando as massas populares se erguem contra a inépcia dos seus dirigentes?

    Psicologicamente, qual é o nome que se dá à doença que impede às pessoas de se darem conta da realidade circundante?

  7. Pingback: O SEXO E A CIDADE NA TELEVISÃO ACADÉMICA « Denúncia Coimbrã

  8. Até tens razao em muitas das coisas que dizes, mas tu como outros do teu curso tambem usaram a tv para vos ajudar com os vossos “projectos cinematograficos”, e muitas das “merdas” sim digo merdas porque como cada português é um treinador de banca tambem o é critico de cinema em potencia, se calhar enquanto andavas a perder o teu tempo a fazer esses pseudo filmes e a tentar como o outro bixa que la estava que so gastava papel e telefone, estivesses a fazer algo de util para a tv e nao a tentar a todo o custo entrar para a presidencia, ja depois de saíres houveram eleiçoes e nunca apresentas-te um projecto, aliás até votaste em branco, por isso nao fizeste mais porque nao quiseste.

    abraço e boas criticas

  9. Bem.. Parece que o menino António nutre umas certas mágoas em relação a alguns antigos elementos da secção à qual, deduzo pelo post, pertence.

    Os meus parabéns pela crítica! Muito construtiva, Tony! Se me permites servir-te de arauto nessa nobre luta para limpar o nome da tua indefesa tvAAC, vou resumir o teu pensamento para os leigos:

    «Ah! E tal e coiso… Somos uns injustiçados, e quem nos critica ou tem inveja ou é bicha!»

    Mas, se me permites tal ousadia, a tua crítica parece um pouco pobre… Demasiado rendida às missivas internas da tvAAC… Não podias ter encontrado algo de mais original? Do tipo:

    1. O Raphael é um ser alienígena que viajou até ao planeta terra para conquistar a Humanidade. Infiltrado numa das instituições mais poderosas do mundo, a tvAAC, o Raphael planeava dominar as mentes dos humanos com imagens subliminares. Porém! Graças à supervisão maternal do Matos e da Ana, os macabros planos do Raphael foram pelo cano abaixo e ele foi vaporizado por um martelo e uma foice laser!

    2. Todos os que criticam a tvAAC na blogosfera são agentes terroristas oriundo de países subdensenvolvidos onde reina uma horrível liberdade de pensamento. Invejosos por terem de viver em nações que prezam uma atroz liberdade de expressão, estes terroristas desejam destruir um dos últimos bastionários da democracia mundial: a tvAAC.

    3. Isto trata-se apenas de um golpe dos canais nacionais que temem a sombra da tvAAC…

    Que tal? Parece muito mais verosímil assim, não parece?

    Ah! Um último conselho: não chames bichas às pessoas. A homofobia é uma coisa feia e uma dos príncipais sinais de uma homosexualidade recalcada. Não queres que as pessoas te devolvam o elogio, pois não, Tony?

  10. Lol! António, António, António…
    Não sou clarividente mas acho ke consigo adivinhar a razão ke levou o teu colega a se não candidatar á direcção depois de sair da secção: chama-se acabar o curso e seguir com a vida!!! Lol!
    Devias voltar a ler o post com mais atenção em vez de morder tudo o ke mexe!

  11. Viva!

    o mister Antonio, não deveria partir para o insulto gratuito e publico, mas cada um sabe da sua educação e de si.

    Tenho pena de não ter podido assistir às mais recentes novelas, pois tenho mais que fazer que andar pelos corredores da aac a vê-los passar e como o circuito interno ainda tá naquela coisa bonita com variações de “hue” também não me dão a repetição quando a poderia assistir

  12. E, já agora, o Mister António deveria aprender a escrever correctamente o português antes de vir para aqui poluir a blogosfera. Porque será que a TVAAC é sempre e apenas defendida por iliteratos sem qualquer educação nem sentido crítico?

    Mesmo assim, temos de reconhecer uma qualidade ao António. Numa só mensagem, conseguiu insultar uma enorme quantidade de gente:
    1. O Raphael.
    2. As pessoas do curso do Raphael (já agora, qual?).
    3. Os homossexuais.
    4. Os críticos de cinema.
    5. Os fãs de cinema em geral.
    6. Os que criticam (construtivamente, ou não) a tvAAC.
    7. As pessoas da área da administração.
    8. Todos aqueles que saíram da secção pelas razões que nós sabemos…

    Os meus parabéns! O teu post, mais do qualquer outro aqui colocado, mostra o tipo de gente que serpenteia pelos pântanos da TVAAC!

  13. É só para dizer que o mister antonio deveria verificar melhor as fontes, porque foi sempre a TVAAC e seu líder popular adorado quem tentou aproximar-se do curso de Jornalismo e dos seus professores, tentando inclusive ter reuniões com os directores do curso, e formar protocolos e companhia… E se nunca conseguiu sacar nada dali foi pq a malta de jornalismo não viu na TV uma secção com capacidade organizacional ou que demonstrasse trabalho de qualidade. Não foi o pessoal de Jornalismo a tentar parasitar a TVAAC, muito pelo contrário. Mandar bocas à toa é muito giro, mas convém verificar os factos e consultar várias fontes.

    Parabéns ao Denuncia Coimbra! Abraço

  14. Caro António,

    Apenas te vou responder a pedido de uns amigos que me alertaram para a cortês mensagem que me deixaste. Penso que é importante clarificar alguns pontos que, pelos vistos, te estão a enevoar o espírito. Se me permites, vou escrever a minha resposta em Português. Pelos vistos não se trata de uma língua que dominas, mas, se precisares de auxílio para a perceber, sempre podes procurar a ajuda de um aluno da quarta classe.

    1. Nunca utilizei qualquer material da TVAAC para filmar as minhas curtas-metragens de merda. A defecação cinematográfica é um assunto que levo muito a sério. Todo e qualquer cagalhão fílmico que eu possa ter realizado nos meus tempos livres foi rodado e editado com material que não pertencia à TVAAC. Penso que estás a confundir-me com outra pessoa.

    2. Dado que não me lembro de nenhum António durante a minha estadia na TVAAC, nem durante as reuniões de direcção, penso que não és a pessoa mais indicada para avaliar a minha actuação enquanto Director de Informação de uma secção, na altura, embrionária. Dito isto, como qualquer ser humano, não sou perfeito, pelo que agradeço qualquer crítica construtiva. Graças a Deus, as tuas estão muito longe de se integrar nesta categoria.

    3. Relativamente a chamares bicha a um dos meus melhores amigos e a um indivíduo cuja capacidade intelectual do dedo mindinho ultrapassa em anos luz qualquer tentativa que possas efectuar de tentar comunicar que não seja através de grunhidos, apenas gostava de te sugerir que utilizes toda essa tua testosterona para satisfazer a tua fêmea em vez de chamares nomes aos mais evoluídos.

    4. Gostaria de recordar que, sem a Bicha, não teria havido ICAM. Formação que, sem surpresas, o duo dinâmico conseguiu estragar completamente.

    5. Nunca quis entrar para a Presidência da TVAAC nem sequer para a Direcção. Não pedi nada. Vieram convidar-me para integrar a Direcção original (de qualquer forma, os sócios eram tão poucos que o Matos tinha de escolher entre mim e um chimpanzé*). Tenho suficiente discernimento para saber que não tinha, nem tenho, o perfil para arcar com a presidência de uma secção cultural. Nem o Matos.

    6. Quando votei em branco havia apenas uma lista a concorrer: a do Matos. Já agora: como é que sabes isso? O voto supostamente não é anónimo?!?!?! Mais uma prova da Democracia na TVAAC…

    7. Não te guardo rancor pelos teus propósitos, afinal, como poderias pensar por ti próprio e aceitar a realidade da TVAAC? Apenas te peço que não mistures as agendas e não tragas para aqui a minha actividade de fã de cinema já que esta nada tem a ver com a TVAAC.

    8. Obrigado ao Denuncia Coimbrã por me permitir clarificar a situação. Parabéns pelo blog sempre interessante.

    Cordialmente,

    Raphaël S. Jerónimo

    * O Chimpanzé foi para vogal.

  15. Pingback: * O Chimpanzé foi para vogal.Elevado a post mais um brilhante comentário. Isto aquece com o frio. « Denúncia Coimbrã

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: