Queima das Fitas 2008, a gestão mais eficaz de sempre.
“Ficou novamente provado que com responsabilidade, dedicação, empenho, esforço, profissionalismo, uma boa gestão e sem nunca esquecer a sua origem praxista, se consegue estar ao nível dos profissionais, cumprir com os objectivos traçados que ultrapassam o saldo positivo. (…)
O Saldo que hoje aqui apresentamos mais que um investimento na AAC, é um investimento na qualidade de vida da cidade de Coimbra, numa época onde se torna tão difícil para Coimbra rivalizar com as grandes cidades portuguesas e europeias, a oferta de formação cultural, desportiva e cívica disponibilizada pela AAC e apoiada e financiada incondicionalmente pela Queima das Fitas, afigurara-se como factor diferenciador de Coimbra, promovendo a fixação de pessoas na Cidade dos Estudantes”.
Foi assim que Nuno Pais e os seus colegas apresentaram os resultados da última edição da Queima das Fitas, a gestão mais eficaz de sempre.
O resultado liquido ultrapassou 1 milhão de euros. € 961.071,04 desse milhão foram distribuídos pelo Conselho de Veteranos, DG/AAC, Conselho Cultural, Conselho Desportivo e apoio a projectos a entidades (cerca de 63) da AAC. Por isso, o verdadeiro saldo final são 50 mil euros – que transitam para a Queima das Fitas 2009 (representam o fundo maneio para a próxima Festa).
Muitos eram apologistas que não se devia anunciar publicamente o “lucro” da Queima, o tal milhão, para a AAC não ver fechadas as portas a apoios institucionais. Convém referir que o resultado liquido não é o saldo final, o investimento feito na AAC era premente.
Não vemos razões para não se tornar público tamanho feito e sucesso. Todos os que trabalharam para esta Queima das Fitas estão de parabéns e a Academia de Coimbra não pode esquecer a gratidão. Todo o esforço e seriedade desta equipa vem possibilitar novos voos para continuar a prestigiar a maior Associação de Estudantes do país (e para nós do mundo!).
Um abutre vereador
O vereador Marcelo Nuno já lançou as garras e referiu que “faz sentido começar a cobrar taxas a estas instituições, mesmo tendo em conta o apoio social que fazem”. Referia-se à Queima das Fitas. Legalmente pode não ser possível, caro Marcelo. O evento detém o mesmo número contribuinte da AAC e, ao que parece – segundo a lei, não se cobram taxas a instituições de utilidade pública. A AAC é uma dessas instituições.
Aconselhamos o vereador a trabalhar mais, a ser criativo na poupança, a fazer menos empréstimos para a CMC e não ir aos bolsos de quem, de uma forma exemplar, tenta obter – consecutivamente – a gestão mais eficaz de sempre.



Parabens pela atenção com que estão e já agora ao “Politiquito” que já foi tesoureiro da AAC onde fez um trabalho ao nível das suas competencias(más), na sua altura a Queima era para engordar muitos amigos e a ele talvez. Marcelo preocupa-te contigo e deixa os outros trabalhar. Se existissem prejuizos por má gestão ou gestão danosa, isso sim isentar de taxas!
Vamos ver onde vai parar agora o dinheiro… se calhar vai servir para tapar os buracos deixados pelos barrotes do InCoça…
talvez seja sim altura de nas próximas queimas os objectivos não serem tanto os lucros mas coisitas irrisórias como bilhetes mais baratos por exemplo..ah e já m eskecia uma queima melhorzita com um parque mais bem organizado, melhor distribuido, com mais conforto e também c alinhamentos de bandas mais criteriosos
Zé Maria,
Está afixado na AAC, ao lado da Sala da Queima, a lista de toda a distribuição de verbas. Dá lá um salto e sacia a curiosidade.
Se te referes ao IN Tocha, pelo que sabemos são eles que estão a pagar todos os barrotes que referes – e mais alguns.
alexmolinari,
Referes-te apenas à semana das Noites do Parque. A Queima “melhorzita” não é um “parque mais bem organizado”. E os “alinhamentos de bandas mais criteriosos” é muito subjectivo, vem a velha discussão de não se conseguir agradar a todos.
O objectivo desta Queima 2008 nunca foi o lucro. E o preço do bilhete não é uma coisa “irrisória”, tem que ser bem pensado, pois ninguém sabe se a Queima vai dar saldo positivo ou não. É tão volátil que se chovesse um dia durante a semana das Noites do Parque, haveria problemas.
Cumprimentos
caro leite, tenho tudo isso presente.. e bem sei q a queima não é só parque..contudo, por vezes acaba por ser e nem nos alonguemos a reflectir porquê!
contudo, a ergonomia do parque não pode ser pensada apenas em beber dançar e ensurdecer c o bang-bang! atenção q eu adoro qquer umas d 3 actividads!!
o q eu questiono é cada vez mais a queima no parque se prestarapenas a isto!!
tem d haver um downsizing da queima em todos os níveis!!
qt a receitas, bom comçaria por dizer q s calhar as despesas é q serão muitas!! mas são opiniões e não vou continuar a alongar-me! bom blogue de resto 🙂 e continuem