Sobre a Sé-Velha by Night

As redes sociais, e a blogosfera, podem ser úteis mas também proporcionam muito mal entendidos, e muitas leituras distorcidas.

Para não haver qualquer duvida, relativamente a este assunto, interessa reler o que eu escrevi: “Pessoalmente, nada tenho contra os bares. Animam a zona e os seus proprietários também precisam de sobreviver”.

Também interessa referir que parte da minha sobrevivência é feita com a “noite”, 2 dias por semana faço trabalho de VJ, por isso o que falo e escrevo vem da minha experiência.

Parece haver um mal entendido. Eu não tenho nenhuma cruzada com os bares e ambientes nocturnos. Pelo contrário, também trabalho neles e tenho um grande respeito por quem trabalha na noite. Não nos podemos lembrar só dos proprietários dos bares, temos também de nos lembrar que há imensa gente que depende da noite para viver (barmam´s, copeiros, DJ´s, VJ´s, segurança, relações públicas, designer´s, dançarinos(as), etc, etc).

Mais, fui dos 1ºs a levantar-me e assumir publicamente a estupidez judicial de fechar o Bar AAC, e esplanada, às 00:00H. Uma tonteria. Um prejuízo elevadíssimo para a AAC. Uma barbárie no movimento associativo. O Edificio sede da maior e mais prestigiada associação de estudantes do país virou local ermo, sem brio nenhum (nem com as obras de fachada).

Sou também um feroz opositor da intenção de quererem fechar todos os bares da cidade às 00:00 H. Esta medida, inqualificável, nada tem a ver com a característica cidade de uma boémia única e impar. É tão desajustada esta medida quando desajustado o cérebro de quem a pensou, e quer executar. Querem engaiolar os estudantes nas suas residências (poucas), nos seus quartos, nas poucas salas de estudo?

Mesmo nas zonas históricas, como a Sé-Velha, o horário podia ser mais alargado. O problema não é dos bares, ou nos bares. É fora deles. Nas zonas circundantes, e em todo o espaço envolvente. Os proprietários dos bares não devem ser responsáveis pelos actos dos seus (eventuais) clientes, na via pública. Deverá ser a CMC a accionar os mecanismos com entidades competentes, PSP, Policia Municipal e GNR a cavalo 🙂 a patrulharem as ruas para manter a segurança das pessoas e o sossego dos moradores. É assim que se faz nas outras cidades. Os noctívagos têm de saber conviver com a presença policial, e o contrário também. E todos se podem divertir 😉

Na Sé-Velha, a grande massa humana que se desloca nem aos bares vai. Vêm servidos. Os “botelhons” (proibido em Espanha) ficam mais em conta. Muitos até musica trazem, no carro (é só abrir portas). E os que querem vir para os bares (quem vem de carro), desistem com a multidão. Ora, neste ponto os bares saiem prejudicados duplamente: não facturam e ainda levam por serem os causadores do mau ambiente vivido na zona.  E, infelizmente, esse mau ambiente tem aumentado numa zona que se quer Património Mundial. Bastava haver mais permanência policial.

Pessoalmente, até porque coincide com o meu ritmo biológico (deitar tarde), em nada me incomoda o “transito nocturno”. O que me incomoda mesmo é a insegurança vivida na zona, o vandalismo e a falta de respeito pelos moradores.

P.S. “Sobre o nú
Se devia, ou não, publicar a fotografia. Ora, essa é a angustia do guarda-redes antes do penalty. É a adrenalina consequente. É a dúvida que cada um tem quanto está na posse, e na pose, de um momento único. Delicado. Singular. Surreal. Informativo, tratando-se do espaço em si. Neste caso, para mim, a reflexão demorou o tempo suficiente para tapar os olhos ao nudista (não o identificando) e desfocar a cara das pessoas. (Se fizerem zoom à imagem não reconhecerão a pessoa). Legalmente, nada a apontar-me. Todo o resto, tem a ver com a minha liberdade. Só a mim me diz respeito.

This entry was posted by Paulo Abrantes.

One thought on “Sobre a Sé-Velha by Night

Deixe uma Resposta

